Orientações de tratamento
Abaixo, algumas questões que o ajudarão na compreensão do seu tratamento:
Quais são os tipos de tratamento

A radioterapia é um tratamento contra o câncer que usa altas doses de radiação para matar as células malignas e reduzir os tumores. Em doses baixas, a radiação é usada em radiografias para ver o interior do corpo, como acontece com as radiografias de dentes ou ossos quebrados.

Como a radioterapia funciona contra o câncer

Em altas doses, a radioterapia mata as células cancerosas ou retarda seu crescimento, danificando seu DNA . As células cancerosas cujo DNA está danificado além do reparo param de se dividir ou morrem. Quando as células danificadas morrem, são decompostas e removidas pelo corpo. Nessa fase há um aumento de mediadores inflamatórios, capaz de gerar fraqueza, redução alimentar ou outros sintomas.

A radioterapia não mata as células cancerosas imediatamente. Demora dias ou semanas de tratamento antes que o DNA seja danificado o suficiente para que as células cancerosas morram. Então, as células cancerosas continuam morrendo por semanas ou meses após o término da radioterapia.

Tipos de radioterapia

Existem dois tipos principais de radioterapia, feixe externo e interno.

O tipo de radioterapia que você pode fazer depende de muitos fatores, incluindo:

- O tipo de câncer
- O tamanho do tumor
- A localização do tumor no corpo
- Quão próximo o tumor está de tecidos normais que são sensíveis à radiação
- Sua saúde geral e histórico médico
- Se você terá outros tipos de tratamento de câncer
- Outros fatores, como sua idade e outras condições médicas

Radioterapia de feixe externo

A radioterapia por feixe externo vem de uma máquina que direciona a radiação para o câncer. A máquina é grande e pode ser barulhenta. Ele não toca em você, mas pode se mover ao seu redor, enviando radiação para uma parte do seu corpo de várias direções.

A radioterapia por feixe externo é um tratamento local , o que significa que trata uma parte específica do corpo. Por exemplo, se você tiver câncer no pulmão, terá radiação apenas no peito, não em todo o corpo, diferente de um tratamento quimioterápico que teria toxicidade sistêmica.

Radioterapia interna

A radioterapia interna é um tratamento no qual uma fonte de radiação é colocada dentro do corpo. A fonte de radiação pode ser sólida ou líquida.

A radioterapia interna com fonte sólida é chamada de braquiterapia . Nesse tipo de tratamento pequenas “sementes” que contêm uma fonte de radiação são colocadas em seu corpo, dentro ou próximo ao tumor. Assim como a radioterapia externa, a braquiterapia é um tratamento local e trata apenas uma parte específica do corpo. Com a braquiterapia, a fonte de radiação em seu corpo emitirá radiação por um longo tempo.

Outra adioterapia sistêmica (interna) chamada de iodo radioativo , ou I-131, é mais frequentemente usada para tratar certos tipos de câncer de tireoide.

Ainda outro tipo de radioterapia sistêmica, chamada “terapia com radionuclídeos direcionados”, é usada para tratar alguns pacientes com câncer de próstata avançado ou tumor neuroendócrino gastroenteropancreático (GEP-NET). Esse tipo de tratamento também pode ser denominado radioterapia molecular.

Como a radiação é usada?

Para algumas pessoas, a radiação pode ser o único tratamento de que você precisa. Mas, na maioria das vezes, você fará radioterapia juntamente com outros tratamentos de câncer, como cirurgia, quimioterapia e imunoterapia . A radioterapia pode ser administrada antes, durante ou depois desses outros tratamentos para aumentar as chances de o tratamento funcionar. O momento em que a radioterapia é aplicada depende do tipo de câncer a ser tratado e se o objetivo da radioterapia é tratar o câncer ou aliviar os sintomas.

Indicações

Existem algumas indicações de Radioterapia, esclarecidas abaixo:

Neoajuvante: Aplicada antes da cirurgia, diminuir o tamanho do câncer para que ele possa ser removido por cirurgia e tenha menor probabilidade de retornar.

Durante a cirurgia (intraoperatória): Para que vá direto ao câncer sem passar pela pele. A radioterapia usada dessa forma é chamada de radiação intraoperatória. Com esta técnica, os médicos podem proteger mais facilmente os tecidos normais próximos da radiação.

Adjuvante: Após a cirurgia, para matar todas as células cancerosas que permanecerem.

Radiocirurgia: Em locais de difícil acesso, doses letais de radioterapia podem ser ofertadas aos tecidos, matando as células tumorais, com resultados semelhantes (ou melhores) do que procedimentos cirúrgicos locais.

Paliativa: Focada em um local, por exemplo no ombro (em uma metástase na cabeça de úmero), para avlívio de dor nesse local. Também usada em caso de compressões pelo tumor, para liberação de estruturas locais.

Limites de dose

Há um limite para a quantidade de radiação que uma área do corpo pode receber com segurança ao longo da vida. Dependendo da quantidade de radiação com que uma área já foi tratada, você pode não conseguir fazer a radioterapia nessa área uma segunda vez. Isso não impede de tratar outras áreas do corpo com radioterapia, desde que os campos de tratamento não se sobreponham.

A radioterapia pode causar efeitos colaterais?

A radiação não apenas mata ou retarda o crescimento das células tumorais, mas também pode afetar as células saudáveis ​​próximas. Danos às células saudáveis ​​podem causar efeitos colaterais como queimaduras ou sintomas como disúria (dor / ardência ao urinar) ou disfagia (dor / ardência ao engolir) dependendo do local e dose de aplicação.

Além disso, sintomas tardios (meses ou anos após as sessões de radioterapia) podem ser notados, tendo os tecidos adjacentes uma fragilidade ou endurecimento, sendo comum, por exemplo sangramentos retais eventuais, por alterações da mucosa pós tratamento em radioterapias pélvicas.

Como explicado anteriormente, quando as células danificadas morrem, são decompostas e removidas pelo corpo. Nessa fase há um aumento de mediadores inflamatórios. Esse estado pró-inflamatório é capaz de gerar fraqueza, redução alimentar ou outros sintomas, como dor no corpo em locais não tratados.

Quanto custa a radioterapia?

A radioterapia pode ser cara. Ele usa máquinas complexas e envolve os serviços de muitos prestadores de cuidados de saúde. O custo exato da sua radioterapia depende do custo dos cuidados de saúde onde você mora, que tipo de radioterapia você recebe e de quantos tratamentos você precisa.

Necessidades especiais de dieta

A radiação pode causar efeitos colaterais que dificultam a alimentação, como náuseas , feridas na boca e problemas de garganta chamados esofagite. Como seu corpo usa muita energia para curar durante a radioterapia, é importante que você ingira calorias e proteínas suficientes para manter seu peso durante o tratamento.

Se você estiver tendo problemas para comer e manter seu peso, converse com seu médico ou enfermeira. Também pode ser útil falar com um nutricionista.

Este material foi útil?
  
Por favor, deixe a sua opinião
© 2021-2024 - www.onconetwork.com.br