Alguns tumores, por vezes, tornam-se metastáticos, isso é, espalham-se para outros lugares, distantes do seu sítio primário, sendo frequentementes classificados como estágio clínico 4.
Frente a estas lesões, deve-se ter um cuidado com a palavra "cura". Não que ela não possa existir, mas que para esta definição teremos que ter ausência de doença por tempo sustentado.
Existem diversos métodos para avaliação de resposta, sendo os critérios de RECIST (Response Evaluation Criteria in Solid Tumours) um dos mais utilizados, fornecendo uma metodologia simples e objetiva para avaliar a atividade e eficácia do tratamento.
É um critério radiológico comparativo, isto é, depende de um exame previamente já realizado e, agora, um atual, que será avaliado.
Esse critério define alguns conceitos:
É a tendência natural de uma doença oncológica. Por ser uma doença dita como proliferativa, os tumores tendem a crescer e a se espalhar.
Definimos assim como progressão o aumento da doença, seja em tamanho ou número de focos.
Nunca uma progressão de doença é bom sinal, embora raramente, em alguns tipos de imunoterapia, possa ocorrer um aumento do tumor durante os primeiros meses de tratamento. Isso se dá devido a um infiltrado inflamatório, gerado pelo próprio sistema imune, antes de começar a destruir o tumor. Chamamos esse episódio de pseudoprogressão.
Segundo o RECIST 1.1, define-se a progressão como o aumento de pelo menos 20%; sem resposta completa, resposta parcial ou doença estável confirmada antes do aumento
Alguns tumores, podem responder excelentemente aos tratamentos, não havendo mais evidências do câncer. A essa condição, chamamos de resposta completa.
Segundo o RECIST 1.1, define-se como o desaparecimento completo e confirmado em 4 semanas.
É uma regressão do tumor, geralmente após a instituição de algum tratamento (cirurgia, quimioterapia, radioterapia, etc).
Segundo o RECIST 1.1, define-se como o a redução de pelo menos 30% da doença em exames comparativos, deve ser confirmada em 4 semanas
É a condição que, em exames de imagem comparativos de deferentes períodos, não houve aumento da lesão em mais mais de 20% ou regressão dela em menos de 30%.
Pode ser o resultado de um tratamento, impedindo a progressão de doença.