A terapia hormonal é um tratamento contra o câncer que retarda ou interrompe o crescimento do câncer que usa hormônios para crescer, portanto somente aplicada para os cânceres que expressam receptores hormonais. A terapia hormonal é também chamada de tratamento hormonal, hormonioterapia ou terapia endócrina.
A terapia hormonal em Oncologia é usada para:
» redução de recidivas (impedindo ou minimizando chances do tumor voltar), chamada de tratamento hormonal adjuvante;
» reduzir o tamanho de um tumor antes da cirurgia ou radioterapia, chamado de tratamento neoadjuvante;
» parar ou desacelerar o crescimento tumoral, por vezes causando regressão do mesmo;
» aliviar os sintomas do câncer.
A terapia hormonal divide-se em dois grandes grupos, aqueles que bloqueiam a capacidade do corpo de produzir hormônios e aqueles que interferem no comportamento dos hormônios no corpo.
A terapia hormonal é usada para tratar cânceres de próstata e de mama que usam hormônios para crescer. A terapia hormonal é mais frequentemente usada junto com outros tratamentos de câncer. Os tipos de tratamento de que você precisa dependem do tipo de câncer, se ele se espalhou e a que distância, se usa hormônios para crescer e se você tem outros problemas de saúde.
Como a terapia hormonal bloqueia a capacidade do corpo de produzir hormônios ou interfere no comportamento desses hormônios, ela pode causar efeitos colaterais indesejados. Os efeitos colaterais que você terá dependerão do tipo da terapia hormonal e de como seu corpo responderá a ela. Diferentes pessoas respondem de maneira diferente ao mesmo tratamento, portanto, nem todos têm os mesmos efeitos colaterais. Alguns efeitos colaterais também diferem se você for homem ou mulher.
Alguns efeitos colaterais comuns para homens que recebem terapia hormonal para câncer de próstata incluem:
- ondas de calor
- perda de interesse ou capacidade de fazer sexo
- ossos enfraquecidos
- seios aumentados e macios
- fadiga
Alguns efeitos colaterais comuns para mulheres que recebem terapia hormonal para câncer de mama incluem:
- ondas de calor
- secura vaginal
- mudanças no período menstrual
- perda de interesse em sexo
- náusea
- mudança de humor
- fadiga
Nem todas seguradoras de saúde cobrem tratamentos hormonais por via oral. O valor do tratamento dependerá do tipo de medicação e por quanto tempo você realizará o mesmo. Converse com seu convênio sobre quais serviços ela pagará. O SUS, felizmente, cobre grande parte dos tratamentos.
A terapia hormonal pode ser administrada de várias maneiras. Algumas formas comuns incluem:
Oral. A terapia hormonal vem em comprimidos que toma diariamente.
Injeção. A terapia hormonal é administrada com uma injeção em um músculo do braço, coxa ou quadril, ou logo abaixo da pele, na parte gordurosa do braço, perna ou barriga.
Cirurgia. Você pode fazer uma cirurgia para remover órgãos que produzem hormônios. Nas mulheres, os ovários são removidos. Nos homens, os testículos são removidos. Assim, não há produção hormonal.