Náusea é a sensação de enjôo quando você está mal do estômago, como se fosse vomitar. Existem diferentes tipos de náuseas e vômitos causados pelo tratamento do câncer, incluindo náuseas e vômitos antecipados, agudos e tardios. O controle desses sintomas o ajudará a se sentir e a se alimentar melhor, previnindo ainda problemas mais sérios, como desnutrição e desidratação.
Medicamentos como cisplatina, doxorrubina (adriamicina), ciclofosfamida em doses altas e dacarbazina estão associados com alto risco de náuseas e vômitos.
Abaixo algumas orientações que podem ajudar:
Tome um medicamento anti-náusea. Fale com o seu médico para saber quando deve tomar o seu medicamento. Algumas pessoas precisam tomar um remédio para náuseas, mesmo nos dias em que se sentem bem. Informe o seu médico se o medicamento não ajudar. Existem diferentes tipos de medicamentos e um pode funcionar melhor do que outro para você. Por vezes, mais de um medicamento pode ser necessário.
Beba muita água e líquidos. Beber água ajuda a prevenir a desidratação, um problema sério que ocorre quando seu corpo perde muito líquido, que não é reposto adequadamente. Experimente beber água, sucos de frutas, chás ou bebidas esportivas (isotônicos) ao longo do dia.
Evite certos alimentos. Não coma alimentos gordurosos, fritos, doces ou picantes, principalmente se sentir enjoo depois de comê-los. Se o cheiro da comida o incomoda, peça a outras pessoas para prepararem a sua comida (evite ficar perto da cozinha). Experimente alimentos frios que não tenham cheiros fortes. Prepare pratos visualmente agradáveis e coloridos.
Crie sempre um ambiente agradável para se alimentar. Mesas bem arrumadas, conversas agradáveis e um bom fundo musical podem ser muito úteis.
Use talheres de plástico, caso o gosto metálico esteja interferindo no sabor dos alimentos.
Procure sempre comer bem sentado, nunca deitado.
Algumas pessoas acham que é útil comer um pequeno lanche antes do tratamento, porém outros evitam comer. Há relatos que alguns alimentos como melancia gelada ou cítricos podem ajudar. Comer raspadinhas ou mesmo gelo também pode aliviar o desconforto dos enjôos.
Alguns exercícios como a respiração profunda ou manter pensamentos guiados podem ajudar.
1) Metoclopramida, 10mg